Assine o boletim #CONSCIÊNCIA.

Inscreva-se para recebê-lo diretamente em seu e-mail.

Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Vício e ociosidade

“Não está ocioso apenas aquele que não faz nada, mas também aquele que poderia fazer algo melhor.” - Sócrates (469-399 a.C.). Habitualmente definimos vício como um comportamento repetitivo prejudicial para nossa vida; um comportamento repetitivo. Por definição, é algo que já fizemos muitas vezes; sendo assim, não há novidade em nenhum aspecto. Portanto, quem tem algum vício repete…

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Felicidade Material

Ontem estávamos conversando sobre o quanto o dinheiro pode trazer felicidade e isso me inspirou a escrever o boletim de hoje para você. É muito interessante ver como muitas pessoas concordam que dinheiro não traz felicidade, mas quase todos nós gostaríamos de ter um pouco mais de dinheiro. E se perguntássemos o que queremos da vida, uma das respostas mais frequentes seria: ser feliz!

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Ilusões da vida

Ontem estávamos conversando sobre o quanto o dinheiro pode trazer felicidade e isso me inspirou a escrever o boletim de hoje para você. É muito interessante ver como muitas pessoas concordam que dinheiro não traz felicidade, mas quase todos nós gostaríamos de ter um pouco mais de dinheiro. E se perguntássemos o que queremos da…

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Minha nova forma de lidar com o tempo

Para começar, quero te dar de presente a frase que me deixou reflexivo, leve e profundamente alegre essa semana: “Nós precisamos apenas lembrar de quando éramos crianças que olhavam para o céu e viam as nuvens passando. Não havia nada a fazer, nada a atingir. Não existia nenhuma noção do tempo, nem nenhuma culpa por estar o “desperdiçando”....

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

LGBTQIA+

Hoje é o último dia do mês em que se celebra o orgulho LGBTQIA+ e eu não poderia deixar de trazer para você algumas reflexões sobre o tema. Aqui eu falo muito sobre liberdade, e é justamente este o centro da discussão trazida à tona especialmente no mês de junho. E não se trata apenas das pessoas desse grupo, mas também da liberdade mental de todas…

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Falhas de comunicação

Alguma vez na vida você tentou explicar algo para alguém e, não importa a forma que você falasse, o outro não compreendia de forma nenhuma? Por que isso aconteceu? Provavelmente você diria que o outro não tinha capacidade, visão, experiência etc. para te compreender, certo? Mas e se eu te dissesse que a culpa era sua? Você acreditaria?

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Como remover pessoas tóxicas da sua vida

Tenho certeza de que você já ouviu o termo “pessoas tóxicas” ou “relacionamentos tóxicos”; imagino que você tenha uma definição para isso e alguns exemplos de pessoas que se encaixam nessa categoria. Neste boletim, apesar de ser um tópico bastante polêmico e que eu nunca seria capaz de saber exatamente qual o seu caso, irei falar um pouco sobre esse tema...

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Liberdade de verdade

Desde os primórdios o ser humano tem uma relação complexa com a noção de liberdade. Após deixar de ser um caçador/coletor, passando a manipular plantações e animais, os humanos começaram a demarcar terras e dar nomes aos papéis de cada um, criando um novo conceito: “A Liberdade”. Não existia antes porque um conceito só pode existir quando seu oposto se faz presente.

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Comunicação na hora da raiva

Já notou como seu comportamento e seus pensamentos mudam perante momentos em que as coisas não acontecem conforme o esperado? Estou escrevendo esse boletim inspirado em um e-mail que acabei de receber com certos xingamentos da imobiliária perante uma situação que aconteceu no final de semana. Espero que essa história ajude a ilustrar como que criamos situações difíceis para nós mesmos…

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

A necessidade do humor

Há alguns dias eu estava em um curso, onde um dos tópicos era a necessidade do humor e como Jung considerava o humor como uma característica fundamental para o processo de individuação. Essa observação sobre a necessidade do humor ficou na minha cabeça e me ajudou a rever alguns dos meus conceitos. Neste boletim quero te trazer pontos importantes sobre o humor e como ele pode fazer sua vida ser muito melhor.

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Sai da zona de conforto por 1 hora

Ontem foi um dia muito interessante para mim. Uma situação simples e rotineira, onde invés de voltar para trás, eu segui em frente, contrariando o que normalmente eu faria. Entre altos e baixos, em pouco mais de uma hora eu pude experienciar diversas fases de alegria e dor. Por volta de 4 da tarde me preparei para exercitar um pouco e sai de casa para correr. Logo ao sair do portão, começou a chover.

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Como contar a própria história

Essa semana me candidatei a um treinamento no sistema de saúde do Reino Unido, o NHS; e uma das partes do formulário é a carta de intenção. Onde deve-se colocar experiências, intenções e porque se é adequado para aquela vaga. Eu já fiz isso várias vezes, mas toda vez me surpreendo comigo mesmo. A vida vai passando e muitas vezes tenho a impressão de não ter feito nada. Já sentiu isso antes?

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

O preço da vergonha

Um dia escutei a seguinte definição de vergonha: É o resultado de quando queremos demonstrar que somos de um jeito, mas nos apresentamos de outro para o mundo. Por exemplo, quero ser uma pessoa equilibrada, porém perdi a paciência com alguém em determinado momento. Ou quando procuro sempre manter a aparência séria e alguém do trabalho me vê fantasiado na rua durante o carnaval.

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Interno x Externo

Hoje estava lendo algo que me fez pensar muito sobre como a realidade que apresentamos ao mundo é diferente da realidade interna de todos nós. Também como tendemos a viver mais pela realidade apresentada mesmo que juremos que não. Vou te explicar o que quero dizer nesse boletim.

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Nosso amor pelo estigma

Você conhece a palavra estigma? No dicionário é: “um sentimento forte de desaprovação que a maioria das pessoas em uma sociedade têm sobre algo, especialmente quando é injusto”. (Dicionário Cambridge em inglês). Estigma é um termo bastante amplo que define um pensamento (coletivo) e negativo sobre uma característica, orientação sexual, tipo de emprego, posição social, etc., incluindo desde temas mais sutis até mais pronunciados.

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

O sorriso mais belo

Esta segunda-feira foi primeiro dia desde dezembro em que os restaurantes puderam abrir aqui em Londres, no momento somente com mesas ao ar livre. Eu e a Michelle fomos tomar um café na rua e tivemos o privilégio de presenciar uma situação a qual irei descrever aqui para você.

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Pontos para reflexão durante a pandemia

O mundo passa pelo momento mais difícil da história contemporânea; nunca se viu tamanha pandemia com efeitos tão avassaladores como os causados pela Covid-19. Em especial, o Brasil é o epicentro da doença no mundo atualmente, chegando à beira de 4 mil mortes em 1 dia, e mais do que nunca, o brasileiro precisa aprender e colocar em prática os conhecimentos mais profundos de moral, responsabilidade e espiritualidade.

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Mecanismos de proteção do Ego por Sigmund Freud

Sigmund Freud foi a primeira pessoa dos tempos modernos a buscar uma categorização das personalidades humanas de forma sistemática. Criador da psicanálise, a primeira forma de psicoterapia, ele gerou conhecimentos que até hoje são amplamente estudados; apesar de parte de suas teorias, assim como seu estilo de vida, terem sido amplamente questionados por inúmeros motivos.

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

O lado bom da Dor

Ontem aconteceu algo que fazia tempo que não acontecia comigo: fiquei doente. O dia inteiro com dor no corpo, sem me aguentar direito em pé, e sem conseguir concentrar para fazer o trabalho que deveria fazer. Creio que fui derrubado justamente por excesso de exercício físico, uma hora de Yoga com a Michelle, mais corridas no final de semana fizeram meu corpo pedir descanso. E é com essa magnífica experiência de um dia de dor que venho te trazer algumas reflexões as quais juntei durante a vida.

Leia mais
Adriano Sugimoto Adriano Sugimoto

Estímulos para que te quero?

Vivemos em cidades, na era da informação e constantemente conectados a tudo e a todos. Na sua sincera opinião, seria isso bom ou ruim? Neste boletim o que trago para você não é a sugestão que tudo é negativo e que você deveria se afastar de toda tecnologia e ser um monge que mora nas montanhas, mas sim fazer com que você reflita em como todos os estímulos que você tem durante o dia tomam conta da sua mente e de certa forma te deixam viciados neles.

Leia mais